terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ATIVIDADE TAELP 26/11/2013 - LIVRO DIDÁTICO


1-

Buranello, Cristiane
     Letramento e alfabetização linguística, 1º ano/ 2ª edição - São Paulo: Escala Educacional, 2008. - (Coleção conhecer e crescer)



Informações internas: No verso da capa, encontram-se instruções para o bom uso e conservação do livro e uma etiqueta para que os alunos que o utilizarem, preencham o nome da escola e os seus dados. Em seguida, estão postas as mesmas informações da capa e informações quanto à formação da autora, os nomes dos ilustradores, a edição, o estado e o ano. Também contém informações técnicas, ou seja, os responsáveis por cada etapa da formulação, edição e publicação do livro. Além disso, temos a apresentação do livro, um texto da autora direcionado aos alunos.



2-

De acordo com o sumário, o livro está dividido em eixos temáticos numerados de 1 a 12.
1- Eu me comunico
2- O nome de cada um
3- A escola é para todos
4- Eu me alimento
5- Nossas brincadeiras


6- Nossa casa
7- A televisão no dia a dia
8- Deu no jornal
9- Vamos cuidar da natureza
10- Ai, que medo!


11- Histórias para todos
12- Personagens do povo brasileiro



Cada eixo desse apresenta um mesmo padrão, ou seja, tem a mesma estrutura.

3-


Escolhemos o eixo temático 2 ( O nome de cada um):


4-
  • Texto com fotografias apresentando o tema e solicitando ao aluno que escreva o seu próprio nome e que cole sua foto no espaço em branco. 

 
  • Na primeira seção, temos um texto poético com rimas (Nome da Gente - Pedro Bandeira) e um texto narrativo, incluindo diálogos ( sem título e da autora Tatiana Belinky). Ambos os textos estão dispostos com letra caixa alta (bastão).
 
  • Em seguida, na segunda seção, vemos o "Estudo do Texto". São feitas perguntas analíticas e a atividade seguinte propõe ligar os objetos (substantivos comuns) aos nomes dados a eles pela personagem do texto, sempre rimando. 


  • A terceira seção, "Escrever: Muito Prazer ", apresenta uma atividade com imagens de objetos reais na qual o aluno deve criar outros nomes para eles contendo a rima. Refletimos que essa atividade exercita a escrita e estimula a criatividade. 
  • A quarta seção, "A escrita das palavras", dividi-se em sub-seções, a primeira é: VOGAIS E CONSOANTES. Os exercícios propostos nesta, desenvolvem a escrita, a leitura e a oralidade, fazendo ainda, com que eles percebam e identifiquem as diferenças entre as vogais e as consoantes. A segunda sub-seção é: VOGAIS NASAIS, nela os alunos encontrarão atividades de leitura e escrita tendo como foco palavras que tenham o til (~). Por fim, na última sub-seção, temos: ENCONTROS VOCÁLICOS. Por meio de um poema, eles trabalharão os encontros com as vogais e reescreverão. Em uma outra atividade, completarão as palavras com vogais ou encontro consonantais. 




















5-

Observando os Eixos Estruturadores do Currículo do município de Duque de Caxias, notamos que o livro contempla todas as indicações, portanto, o sugerimos para utilização no 1º ano do Ensino Fundamental.  Ele aborda as indicações de: oralidade e escuta, leitura e escrita, por meio de diversificadas e adequadas atividades para o ano escolar que está sendo proposto.






Um comentário:

  1. A análise ficou interessante. Seguiram o roteiro. Entretanto, faltou um caráter mais crítico em relação ao conteúdo veiculado pelo livro didático. Além disso, ao final, faltou um posicionamento do grupo em relação à indicação ou não do livro didático...
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir