terça-feira, 28 de janeiro de 2014


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Texto: "Menina Bonita do Laço de Fita" 

 

 

(Ana Maria Machado)


Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:­
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.
Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi.
Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:­
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até
com os parentes tortos.E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina,
tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda
a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha.
Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...

 

Objetivos

* Desenvolver a capacidade dos alunos para identificar a relação entre a leitura e os objetos reais.

* Explorar o conhecimento estabelecendo relações das palavras com o cotidiano.

*  Utilizar o texto para desenvolver a capacidade de raciocínio e organização de ideias.

*  Proporcionar situações de reescrita e produções de textos onde o professor é o escriba.

* Analisar a escrita e reconhecer os diferentes sentidos das palavras

 

Conteúdos

* Leitura do texto para divertir e encantar.

Procedimentos de escrita: ler, anotar, planejar e textualizar. 

 

Ano trabalhado

* 2º ano do Ensino Fundamental

 

Tempo estimado

* Cinco dias  

 

Recursos

* Livros de literatura infantil

* Fantoches

* Material de colorir

* Papel Ofício 

* Vídeo

* Computador


 



Desenvolvimento

 1ª etapa:

Apresentação do livro, título, autor, ilustrador e editora. 

Logo após, elaborar um questionário com perguntas que estimulem a imaginação dos alunos a respeito da leitura que será feita. 

2ª etapa: 

Construir um repertório de narrativas que trabalhem o respeito às diferenças para ajudar os alunos a compreender a estrutura narrativa dessas histórias, os personagens envolvidos e a estrutura do gênero textual. Para isso, organizaremos as crianças em roda e leremos para elas os textos que tratem dessa temática.

3ª etapa: 

Apresentar vídeos relacionados que retratem o desrespeito às diferenças. A partir de então, estabeleceremos um debate sobre o tema dando oportunidade para que os alunos compartilhem suas experiências e opiniões.

Por último, iremos propor e ir escrevendo no quadro uma construção coletiva de algum fato ou experiência que esteja relacionado ao texto lido, observando a coesão.

4ª etapa:

Trabalhar com o dicionário a observação e os significados das palavras utilizando jogos no computador. 

Depois, proporemos que façam um desenho livre relacionado ao texto para fixar o tema.

 

5ª etapa: 

Inicialmente colocaremos às crianças sentadas ao chão e trabalharemos com fantoches a música relacionada ao texto. Após as crianças serão convidadas a participarem cantando e interpretando com o fantoche. 

 

                                    Avaliação

- Participação dos alunos nas situações de leitura e discussão sobre o texto lido e na retomada de informações importantes sobre as histórias lidas.

- Interação dos alunos com o grupo nos momentos de realizar os diferentes registros escritos.

- Uso do vídeo, com suas informações, para a escrita da descrição.
 

- Avaliar se conseguem distinguir a leitura da escrita. 

 
 


 

 



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